As principais instituições de educação estão levando oportunidades e conhecimento através da EAD.

As principais instituições de educação estão levando oportunidades e conhecimento através da EAD.
Os resultados da EAD, reduzem as diferenças e criam oportunidades de acesso a conhecimentos sem limites.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O uso das TICs em EAD

Sob o ponto de vista da integração tecnologia-ensino tradicional, é notável a necessidade da inclusão digital. Esse conceito deve atingir um significado mais amplo do que é tratado no presente, ou seja, considera-se incluída digitalmente a pessoa que possui ou tem acesso regular a computadores e à internet quando, na verdade, a inclusão digital está estreitamente regulada ao ensino, ao pensamento critico e à utilização devida, por parte de escolas e alunos, das tecnologias de forma a aprimorar a aprendizagem e proporcionar conhecimento de mundo a todos àqueles que utilizam essas ferramentas.
A inclusão digital é de suma importância neste novo milênio, pois tem capacidade de incluir grupos sociais historicamente marginalizados no contexto mundial, preparando os cidadãos para juntos construírem uma sociedade mais justa, igualitária, democrática. Se, pelo contrário, os órgãos responsáveis pelo acesso de todos às tecnologias não cumprirem com seus deveres, o que se verá é um aprofundamento do já enorme abismo entre as classes sociais mais abastadas e as menos favorecidas.
Com as mudanças ocorridas na educação com o surgimento das tecnologias da informação e comunicação (TICs). O comportamento dos professores, suas necessidades de formação para conviver com essas tecnologias seja na educação presencial ou na educação a distância, ficando atento para não apresentar posturas antigas utilizando recursos tecnológicos.
As TICs representam ainda um avanço na educação a distância. Com a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, os alunos têm a possibilidade de se relacionar, trocando informações e experiências. Os professores e/ou tutores tem a possibilidade de realizar trabalhos em grupos, debates, fóruns, dentre outras formas de tornar a aprendizagem mais significativa. Nesse sentido, a gestão do próprio conhecimento depende da infraestrutura e da vontade de cada indivíduo.
A democratização da informação, aliada a inclusão digital, pode se tornar um marco dessa civilização. Contudo, é necessário que se diferencie informação de conhecimento. Sem dúvida, vivemos na Era da Informação.

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